De acordo com dados da Anatel, o Brasil possui atualmente mais de 500 mil hotspots, ou seja, pontos de acesso à internet que utilizam a tecnologia Wi-Fi. Esta tecnologia oferece mobilidade e conveniência ao usuário pela ausência de cabos, permitindo, assim, acesso à internet em qualquer lugar que esteja dentro da área de cobertura da rede sem fio. Um dos principais questionamentos e dúvidas relacionados a tecnologia Wi-Fi ainda se dá sobre o desempenho e alcance do sinal. O seu sinal Wi-Fi está fraco? Veja como melhorá-lo.
As redes Wi-Fi são estabelecidas através de ondas de rádio, assim como celulares, rádio e televisões. O sinal transmitido por essas ondas é recebido pelo roteador que, por sua vez, os codifica e os emite através de uma antena, estabelecendo a conexão de um ou mais dispositivos com a web. Porém, nem sempre a qualidade da conexão atende às expectativas dos usuários.
Há fatores que influenciam e podem otimizar o funcionamento da sua rede Wi-Fi, seja em casa, escritório ou locais públicos. Saiba quais são eles:
Posição do roteador wireless
É importante que seu roteador esteja em um local com menor interferência possível. Obstáculos como paredes, seja de concreto, vidro ou metal, podem bloquear a propagação do sinal. Móveis e eletrodomésticos (como telefones e micro-ondas) posicionados perto do roteador também podem causar interferência. O ideal é que ele seja instalado em local alto e central da sua casa ou escritório. Desta forma, irá receber menos interferência de tais fatores externos.
Repetidores de sinal
Caso não seja possível instalar o roteador num local adequado, você pode utilizar um equipamento chamado repetidor de sinal. Ele tem como função captar o sinal Wi-Fi do roteador e ampliar o alcance da internet para grandes ambientes, onde o sinal é fraco. Esse dispositivo é portátil, bivolt e pode ser instalado facilmente em qualquer cômodo da sua casa ou escritório através de uma tomada. O repetidor de sinal ainda conecta a sua smart TV à internet e pode ser utilizado como roteador em pequenos ambientes. Saiba mais detalhes aqui sobre este recurso.
Antena do roteador
Verifique a posição da antena do seu roteador. Ela deve ser na posição vertical para uma melhor transmissão do sinal. Nunca deixe a antena curvada ou direcionada para baixo. Trocar a antena do seu roteador também pode ser uma opção viável e econômica para melhorar o sinal.
Atualização do roteador
Atualizações de softwares pelos fabricantes de roteadores são comuns, e isso certamente pode melhorar o desempenho e segurança da sua conexão Wi-Fi.
Seguindo alguns desses passos, você terá um maior alcance e desempenho do seu sinal Wi-Fi. Ficou com alguma dúvida?
Nosso Fórum Intelbras pode te ajudar com mais dicas e tutoriais a respeito do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário