Você já ouviu falar em gateway de voz? Os GW, como também são conhecidos, nada mais são do que uma espécie de roteador, mas que em vez de transmitir internet, transmitem voz. São várias as tecnologias e capacidades que podem passar por esse adaptador: os gateways podem transformar todas as estruturas de telefonia em uma só. Ou seja, ele pode receber as tecnologias IP, analógica, etc. e converter tudo em GSM ou na tecnologia desejada.
Dessa forma, ele faz a conexão entre o sistema VoIP (voz sobre internet) e as linhas analógicas das empresas de telefonia. Seu objetivo principal é fazer o encaminhamento das chamadas – obedecendo as rotas configuradas – e o equipamento pode estar aliado a uma central telefônica ou um softwitch.
Evolução da telefonia IP e do gateway de voz
O gateway de voz tem ganhado importância no mercado à medida que a internet vem evoluindo no Brasil. Quando os primeiros produtos VoIP começaram a ser vendidos no país, no início dos anos 2000, a banda larga ainda engatinhava. A infraestrutura era precária e não estava pronta para receber um tráfego tão grande de dados simultaneamente. Logo, essa baixa velocidade tinha um impacto negativo na qualidade das chamadas.
Esse é um cenário bem diferente do que se vê hoje. Com os avanços da internet, que ganhou mais qualidade e velocidade, as soluções de voz sobre IP começaram a ser vistas como um ótimo investimento, especialmente para empresas. As organizações que já contam com filiais e muitos funcionários, podem reduzir os custos mensais com a conta de telefone: através do roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos, é possível interligar empresas (matriz e filiais, por exemplo), com uma configuração mais rápida e fácil.
Além disso, com um gateway é possível aproveitar a estrutura de rede também para a telefonia, economizando em novos projetos e instalações. E o equipamento ainda permite selecionar a melhor linha (operadora ou plano) para cada tipo de chamada, escolhendo a opção mais em conta para economizar no final do mês. A integração com gateway GSM torna as ligações para celular mais econômicas, por exemplo.
Saiba mais sobre as vantagens do gateway
- Convergência de sinal – é possível converter uma tecnologia em outra, como do analógico para GSM ou analógico para IP e assim por diante. Ou seja, os gateways são conectados em uma única rede de internet que traz para o usuário a vantagem de centralizar o acompanhamento da qualidade do atendimento e na manutenção da infraestrutura.
- Monitoramento remoto unificado – quando é feita uma convergência para a tecnologia IP, o monitoramento das chamadas e estruturas é online. Nesse caso, é possível acompanhar cada registro de chamada de forma detalhada, o estado de cada ramal, além do funcionamento de cada equipamento – caso aconteça alguma falha de comunicação, o gateway avisa por meio de um status de performance em um sistema web.
- Economia – como falamos, eliminam-se os investimentos em infraestrutura específica para telefonia, já que é pode-se utilizar o cabeamento de rede, além de reduzir os gastos com a conta telefônica. Assim, quando o gateway é aplicado à telefonia, todas as interfaces ficam interligadas: ao realizar uma chamada, é possível escolher a melhor (mais econômica) rota. Por exemplo, quando o número chamado for um celular, a ligação irá sair pela interface de telefonia móvel, e ainda escolhendo a operadora com a melhor tarifação. Isso representa uma economia considerável na conta telefônica.
Conheça as soluções de gateway de voz da Intelbras
A Intelbras tem uma linha completa de aparelhos com esse perfil. Além de contar com os equipamentos mais modernos do mercado, seu portfólio está em constante atualização. Abaixo, separamos alguns desses modelos:
CIP 850 – Central IP e Gateway
A CIP 850 possui oito entradas analógicas que podem ser para oito linhas ou oito ramais analógicos, e mais 50 ramais IP. É ideal para micro e pequenas empresas que necessitam integrar-se ao mundo IP com comunicação de alta tecnologia. É recomendado também para provedores que precisam de flexibilidade para interagir com várias plataformas de comunicação. Mas também pode ser usado para outras soluções, como:
- PABX para pequenas empresas – atua como uma central telefônica para fazer a conversão entre a tecnologia analógica e a IP. As principais vantagens são o maior controle sobre as chamadas e a redução de custos.
- Gateway – amplia a quantidade de ramais disponíveis para a empresa, escolhe a melhor rota de chamada, reduzindo custos; e interliga dois locais distintos de trabalho, como matriz e filial, por exemplo, com chamadas sem custo entre elas.
A CIP 850 também conta com a função Consulta, onde é possível reduzir significativamente o custo das chamadas para celular. Isso porque a central direciona o número a um servidor de consulta, que responde informando qual a operadora. Assim, é possível escolher para qual ligar e economizar na chamada.
CIP 92200 – Central Telefônica e Gateway IP
A CIP 92200 conta com 32 conexões/portas de telefonia para linhas e ramais analógicos, e mais 700 ramais IP. Também tem capacidade para até 200 chamadas simultâneas, possuindo todos os recursos de uma central telefônica completa.
O equipamento ainda funciona como um gateway, ideal para projetos que necessitem da interligação de estruturas distantes (matriz e filial ou postos de trabalho), Isso pode pode ser feito via conexão de rede direta (VLAN) ou máquina virtual (VPN).
Tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre gateways de voz? Deixe um comentário ou entre em contato
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