Trazer benefícios para os clientes é uma estratégia que deve ser sempre lembrada e colocada em prática por qualquer empresa. E o Wi-Fi pode se tornar uma ferramenta poderosa para donos de negócios de diferentes segmentos – cafés, salões de beleza, bares, academias, clínicas, etc. Uma das formas de oferecer este benefício é por meio de check-in no Facebook, em que o cliente marca sua presença no estabelecimento e tem acesso direto à conexão gratuita, fazendo da empresa um hotspot(local onde uma rede sem fio está disponível para ser utilizada).
Além de melhorar a experiência do público, há inúmeros ganhos para os negócios. Mas como isso funciona? A seguir vamos falar sobre a importância de usar as redes sociais para impulsionar sua marca, como o check-in no Facebook pode atrair clientes, além de dicas para divulgação do benefício aos frequentadores, aumentando seu engajamento.
Por que usar o check-in no Facebook para impulsionar seu negócio
Está mais que atestado o poder das redes sociais para a divulgação de produtos e serviços e sua eficiência para o marketing digital. Diversas empresas utilizam o Facebook como ferramenta de negócios e muitas delas já conseguiram novos clientes através desta rede. Por isso, quem quiser ter sua marca reconhecida deve sim estar presente neste universo de curtidas, compartilhamentos e recomendações.
Porém, além da publicidade, a empresa também precisa, de fato, oferecer qualidade e criar um ambiente físico que atenda as expectativas do público, para assim atrair e fidelizar os clientes. O uso do check-in no Facebook para liberar o acesso à internet reúne estas duas estratégias, já que agrega valor ao ambiente e contribui para promover o local.
O fornecimento de internet de qualidade e gratuita se torna um diferencial para negócios: há conveniência para o cliente que se beneficia do recurso e ele, em troca, ajuda a divulgar o local para seus amigos. Como se torna parte da linha do tempo dos usuários, os amigos deles podem ver a atividade no feed de notícias e obtendo mais engajamento, a página também melhora no ranking do “Facebook Graph Search” e será mais fácil para as pessoas encontrarem o seu estabelecimento.
Mais vantagens
Além dos benefícios já citados, ao usar a estratégia de check-in no Facebook pode-se trabalhar a favor do marketing do estabelecimento, pois com a ferramenta é possível visualizar e analisar informações e gráficos da rede social e, com isso, conhecer mais sobre o perfil do público que frequenta seu negócio. Se bem utilizadas, essas informações podem instruir a comunicação e até mesmo representar insights para pensar como atendê-lo melhor.
E ainda há a possibilidade de:
- Ajustar o tempo de navegação dos usuários – você define o tempo de utilização da internet em seu estabelecimento, que pode ser de 30 minutos, 1 hora ou até um dia;
- Controlar o acesso a sites e servidores específicos – seus clientes não poderão acessar a sua rede interna privada, e você pode bloquear determinados sites.
Como compartilhar o Wi-Fi de forma segura
Se o seu negócio apenas oferece a senha do Wi-Fi, pode estar perdendo a oportunidade de ter sua marca divulgada espontaneamente. Mas não é só isso. Dividir a mesma senha por meio de um roteador comum não é a forma mais eficaz e segura de compartilhar a internet de uma empresa.
Para isso, existem equipamentos específicos, conhecidos como roteadores corporativos, que atendem às demandas dos donos de negócios e também dos clientes. Com esses produtos, é possível garantir um maior número de pessoas conectadas simultaneamente e ainda pode-se dividir o sinal em mais redes (uma interna e outra para o público, por exemplo).
A Intelbras tem em seu portfólio o HotSpot 300, aparelho que permite o compartilhamento seguro e eficiente do sinal de internet e também conta com a função Facebook Wi-Fi. Basta que o cliente faça check-in no estabelecimento por meio da rede social para liberar o acesso à internet, sem pedir a senha, e com controle da rede dos clientes feito separadamente do da rede corporativa.
Vale destacar que no mercado há soluções que apenas captam e-mails e muitos cobram mensalidade para manter o serviço funcionando. Com o HotSpot 300, a divulgação do seu estabelecimento é instantânea e sem cobranças adicionais.
Além do HotSpot 300, também há outros dispositivos que permitem o compartilhamento do Wi-Fi com os clientes, separando a rede pública da rede corporativa. São os access points, mas a diferença é que eles não possuem a função de check-in no Facebook.
Configurando o Wi-Fi para check-in no Facebook
O passo a passo é simples e as instruções completas para habilitar a função na página da empresa estão na própria página do Facebook. Mas os passos iniciais são estes:
- Primeiro, é preciso que a empresa tenha uma página no Facebook e que você seja o (ou um dos) administrador(es) dela;
- Depois, é necessário contar com um roteador corporativo compatível com a função, como o HotSpot 300;
- Com o equipamento, faça o login no perfil da sua página na rede social;
- Ative a opção de login com o Facebook e então siga o processo do assistente de instalação do seu roteador;
- Após configurado o roteador corporativo, forneça o nome da sua rede Wi-Fi para seus clientes se conectarem.
Confira este outro post do blog mais orientações de como configurar e utilizar os roteadores corporativos e este vídeo com as principais dúvidas sobre o check-in no Facebook com o HotSpot 300.
Dicas para divulgar o Wi-Fi gratuito e ampliar o engajamento
É importante que a informação fique clara para que seu cliente tenha uma ótima experiência no seu estabelecimento. Para você divulgar e incentivar o uso do check-in no Facebook, pode trabalhar da seguinte forma:
- Use um adesivo – oriente o cliente sobre o funcionamento do Wi-Fi. Ele pode ser impresso e colado em materiais diversos, como cardápios, ou em locais estratégicos, como mesas e outros espaços que você julgue atrativos;
- Crie promoções – ofereça descontos em bebidas ou em algum prato em troca do check-in do cliente na sua fan page no Facebook;
- Otimize sua página – adicione informações específicas do negócio, como fotos, identidade visual, horário de funcionamento, e-mail e telefone para contato. Aproveite também para fazer posts com novos cardápios, ações promocionais, entre outros formatos de publicação e interação que tornem atrativa a comunicação com seu cliente.
Pronto, com um roteador corporativo que possibilite ao seu cliente fazer check-in no Facebook, além de mais algumas dicas para divulgar o Wi-Fi gratuito, sua página pode facilmente se tornar mais conhecida na rede social. Se tiver alguma dúvida sobre o uso dos equipamentos, entre em contato com a Intelbras ou deixe um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário