Translate

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O que é GPON: saiba mais sobre essa tecnologia

intelbras - o que e gpon
O que é GPON? A sigla GPON (Gigabit Passive Optical Network), em português, significa Rede Óptica passiva Gigabit. É uma rede óptica com um tráfego acima de 1 Gbps, ou 1 Gigabit por segundo. A tecnologia que é desenvolvida no GPON é normatizada pelo órgão ITU-T G.984. Dentro da norma há várias partes referentes às especificidades da tecnologia, como camada física, hardware, protocolo de comunicação entre Optical Line Terminal (OLT) e as Optical Network Unit (ONU). A norma descreve todo o funcionamento do GPON, indo do G.984.1 até G.984.5.
A tecnologia PON tem sido cada vez mais incluída nos serviços oferecidos para o acesso de banda larga. O GPON é um dos padrões que faz parte das normas PON.

O que é a tecnologia PON?

PON deriva de Passive Optical Network ou Rede Óptica Passiva. Mas o que significa ser passiva? Significa que entre a OLT e a ONU ou entre o concentrador da rede e os clientes não existe nenhum elemento energizado.
No PON, a comunicação acontece baseada na óptica, na transmissão e recepção do sinal de luz. Há algumas vantagens: quando não existe energia elétrica na rede, a chance de queimar ou ter surtos entre equipamentos é zero. O tráfego de luz também permite ir até distâncias muito maiores (dependendo do equipamento, consegue-se chegar até mais de 100 km sem necessidade de amplificadores).

Qual a capacidade de tráfego do GPON?

No GPON, diferente de outras tecnologias que usam fibra óptica, a capacidade de tráfego é chamada de assimétrica. Por qual motivo? Justamente por conta da taxa de dados no sentido downstream, ou seja, o sentido do concentrador do provedor até a casa do cliente é de 2.5 Gbps e, ao inverso, alcança 1.25 Gbps no upstream. Por isso, ser assimétrico quer dizer que há uma taxa maior no downstream e uma menor no upstream.
Qual é a grande vantagem de possuir uma taxa assimétrica? Pense em quem acessa a internet, onde a maior parte do tráfego acontece na direção downstream. O usuário manda uma solicitação para acessar um endereço, como um site de filmes, e recebe uma grande quantidade de informações daquele site. É por isso que a navegação da internet deve acontecer de forma superior no sentido downstream.
O fato do downstream exigir mais faz com que a capacidade do GPON seja igualmente elevada. Assim é possível atender melhor os serviços que utilizam essa quantidade de tráfego, que podemos chamar de download, com 2.5 Gbps. Se pensarmos que o upstream, ou upload, exige menos da rede, o GPON trabalha com 1.25 Gbps.

GPON: sinônimo de eficiência do protocolo

Mais um conceito significativo é a eficiência do protocolo. Nesse caso, eficiência é basicamente transmitir o que é realmente útil para o dispositivo. Na comunicação de rede, há uma transmissão de dados, que são empacotados em bytes e fazem o percurso da origem até o destino final. Entretanto, é preciso sincronismo. Todo protocolo precisa de informação de sincronismo, não existe uma comunicação sem ele
No GPON, a taxa de eficiência desta informação é de 92%, isso se deve ao protocolo prever um tamanho de pacote variável de 64 bytes até 1518 bytes, que agiliza o processo ao transmitir pacotes de tamanhos reduzidos. No caso da tecnologia EPON, a norma prevê somente o tamanho de pacote fixo de 1518 bytes.

GPON: o que é Split Ratio 1:64

Falta apenas falarmos em Split Ratio 1:64, uma das características do GPON. A razão da splitagem é baseada na quantidade de dispositivos que se consegue colocar em uma porta PON.
Em fibras da tecnologia GPON, a proporção é de 1 para 64. Mas também há fabricantes que colocam atualizações para conectar 128. Ao definir a razão de divisão deve-se pensar no número de serviços que serão disponibilizados aos clientes, pois quanto maior for, mais banda será necessária e, consequentemente, a razão de divisão deverá ser menor por porta.
Resumo: como funciona o GPON?
De todas as informações que foram apresentadas, podemos fazer um pequeno resumo dos dados-chave para o funcionamento do GPON. São eles:
  • ITU-T G.984;
  • 2.5 Gbps Downstream;
  • 1.25 Gbps Upstream;
  • Eficiência de mais de 92%;
  • Split Ratio 1:64.
GPON certamente é uma tecnologia superior e que permite muitas possibilidades aos provedores de internet. No entanto, alguns clientes talvez não precisem de algo tão amplo. O que se deve ter em mente é que há uma solução para cada situação e procurar conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas vai te ajudar a escolher a melhor opção.
Quer saber mais sobre GPON? Tire suas dúvidas e deixe suas sugestões aqui no espaço para comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é cloud computing?

Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo! A tecnologia e as  inovações digitais  trouxeram uma série de novas expressõ...