Ficar sem internet é um problema, já que realizamos inúmeras tarefas online: pedimos comida, fazemos compras, pagamos contas, escutamos músicas, assistimos filmes. Mas para isso é preciso ter uma boa conexão e uma rede Wi-Fi que leve o sinal a diferentes dispositivos. Afinal, o computador não está mais sozinho, ele compete com smartphones, videogames, tablets, laptops, smart TVs e até geladeiras e ar condicionado.
Para muitos, criar um rede Wi-Fi eficiente que leve o sinal de internet para a casa ou para o escritório todo parece uma tarefa complicada. Porém, no mercado existem soluções simples e práticas que permitem que qualquer pessoa possa montar uma rede com sinal de qualidade e que leve Wi-Fi para todos os cantos da casa. Separamos algumas dicas para você.
Primeiro vamos mostrar os tipos de equipamentos que podem ser utilizados para a criação da rede Wi-Fi. E, na sequência, algumas opções de fácil instalação e com diferenciais para deixar você sempre conectado.
Roteador wireless
Esse equipamento tem como função básica transmitir os dados de banda larga contratados pelo usuário através de uma rede Wi-Fi, compartilhando assim o sinal de internet com todos os dispositivos.
Uma das principais características que diferencia um roteador do outro é a velocidade de transmissão. Cada modelo atinge uma velocidade específica, que é definida por seu padrão de tecnologia:
- Padrão “N”: até 300 Mbps (frequência de 2.4 GHz)
- Padrão “AC”: até 1.200 Mbps (300 em 2.4 GHz e 867 em 5 GHz)
Dessa forma, para garantir um melhor desempenho do seu equipamento, a velocidade do seu roteador deverá ser compatível com a velocidade da banda larga contratada e o com o número de dispositivos que serão conectados.
Outra característica que diferencia os roteadores é seu alcance do sinal, que é determinado pela potência do modelo. Porém, a área de cobertura do Wi-Fi pode variar de acordo com alguns fatores externos, como o local de instalação, direção das antenas, presença de obstáculos físicos (paredes, tetos, espelhos, portas, etc.), e a interferência de outros aparelhos que operam na mesma frequência dos roteadores, como telefones sem fio e micro-ondas.
Repetidor de sinal
Sua principal função é captar o sinal do roteador e ampliar o alcance do Wi-Fi para ambientes onde o sinal é fraco. O dispositivo é portátil e pode ser instalado facilmente em qualquer tomada. Também pode funcionar como ponto de acesso, criando uma rede Wi-Fi em pequenos ambientes.
Como o aparelho repete o sinal já existente, é fundamental que ele seja instalado num local onde o sinal do roteador chegue corretamente para que seu alcance seja ampliado.
Roteadores com modo repetidor
Este tipo de roteador funciona para compartilhar o sinal de internet. Também pode ser utilizado no modo repetidor, captando o sinal wireless de um roteador principal (mais potente) para ampliar a cobertura da internet nos ambientes onde o sinal é fraco.
Soluções Intelbras
A Intelbras conta com uma linha completa e com grande facilidade de instalação para quem precisa criar sua própria rede Wi-Fi. Veja os modelos disponíveis:
Roteador
- Action R1200 – é um roteador com tecnologia AC, que garante uma conexão rápida e estável. O ACtion R1200 tem muito mais velocidade e estabilidade nas frequências 2,4 GHz (até 300 Mbps) e 5 GHz (até 867 Mbps) para compartilhar, baixar, assistir e jogar online, ou seja, é perfeito para curtir filmes, séries, games e redes sociais com menos interferências e mais velocidade. A instalação e configuração podem ser feitos através da interface web ou via aplicativo ACtion R1200 de forma rápida e fácil. Além disso, baixando o aplicativo é possível gerenciar a rede remotamente e ter o controle total do Wi-Fi na palma da mão. Compatível com IPv6.
- WIN 300 – é um roteador de alta potência em que é possível compartilhar o acesso à internet para diversos dispositivos em uma rede com ou sem fio. Com velocidade de 300 Mbps e 500 mW de potência (cinco vezes mais que roteadores comuns), tem boa cobertura de sinal – que ultrapassa paredes sem esforço – e garante a distribuição do Wi-Fi com qualidade para grandes ambientes. Pode ser instalado pelo computador, com o assistente de instalação, ou pelo smartphone. Compatível com IPv6.
Repetidor de sinal
- IWE 3000N – tem velocidade de 300 Mbps, fácil instalação em apenas 2 passos e conta com 2 antenas internas, 1 porta RJ45 para conectar dispositivos via cabo de rede e modo Ponto de Acesso.
- IWE 3001 – tem velocidade de 300 Mbps, fácil instalação em apenas 2 passos e 2 antenas externas para maior alcance de sinal.
Roteadores com modo repetidor
- IWR 1000N – é a escolha com o melhor custo-benefício. Com velocidade de 150 Mbps, é ideal para quem precisa de um bom sinal de internet para acessar sites, redes sociais, assistir a vídeos e baixar arquivos. A instalação também é simples, feita pelo celular ou computador, em apenas 2 passos, totalmente em português. Outra facilidade é que ele pode ser utilizado no modo Repetidor, captando o sinal wireless de um roteador principal. É compatível com IPv6 e tem funções Controle de Banda e Bloqueio de Sites.
- IWR 3000N – ideal para quem busca mais velocidade e praticidade, pois oferece 300 Mbps, com as mesmas funções e facilidade de instalação do IWR 1000N.
Para saber mais sobre redes e conexões Wi-Fi, acompanhe as atualizações no blog da Intelbras, e fique por dentro das novidades e das melhores soluções em comunicação e segurança. Se tiver dúvidas ou quiser conhecer mais produtos da marca, visite nosso site e entre em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário