Translate

domingo, 21 de janeiro de 2018

Veja os benefícios que a tecnologia IR traz ao seu projeto de CFTV - Câmeras com infravermelho.

003_Câmeras_Infravermelhas
Você certamente já ouviu falar sobre a tecnologia IR, ou infrared, aplicadas a câmeras de monitoramento eletrônico. Saiba mais sobre essa solução que trouxe grande avanço aos projetos de CFTV no setor residencial e empresarial. 
O que é infravermelho?
Variados tipos de radiações estão presentes em nosso dia a dia, e cada uma delas possui um determinado comprimento de onda e energia que diferem entre si. O olho humano é sensível a estas radiações e as que conseguimos enxergar são expressadas em cores. O menor comprimento de onda que pode ser enxergado por nós se refere à cor violeta e o maior, à cor vermelha.
Os raios infravermelhos (ou infrared) são radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda que variam entre 700 e 50.000 nm, ou seja, mais longas do que os nossos olhos são capazes de captar. O termo “infravermelho” refere-se então a uma frequência mais baixa do que a da cor vermelha (infra  = abaixo). A frequência, neste caso, é inversamente proporcional ao comprimento de onda.12
IR para CFTVImagem_IR_Inteligente
Habitualmente, uma câmera IR é composta por uma placa LED, uma lente, e outra placa que contém o sensor de imagem e processador de vídeo. A placa de LED possui emissores de luz que emitem uma radiação eletromagnética na frequência infravermelho. Somado a estes emissores, há um sensor de iluminação (para câmeras CFTV, são utilizados fototransistores ou LDRs) que é responsável por medir a quantidade de luz no ambiente. No momento em que a quantidade de luz presente atinge um limite pré-determinado, é enviado um sinal da placa LED para a placa de processamento de vídeo, informando que é necessário ligar os emissores de luz.
Para compreender melhor essa funcionalidade, imagine um poste de iluminação pública. Ele possui sensores que medem a quantidade de luz do ambiente e, após atingirem os níveis pré-configurados, acionam ou desligam as lâmpadas de maneira automática.
No momento em que os LEDs são acionados, a câmera IR ativa o modo preto e branco, e o ambiente passa a ter uma radiação infravermelha, com comprimento de onda próximo a 850 nm. Quando chegam até um objeto, os raios luminosos emitidos pela placa LED são refletidos e retornam a câmera. O sensor, por sua vez, capta as informações e forma a imagem, mesmo se o ambiente não possuir nenhum tipo de iluminação na faixa que é visível pelo olho humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é cloud computing?

Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo! A tecnologia e as  inovações digitais  trouxeram uma série de novas expressõ...