Translate

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi

repetidor de sinal wi-fi
Se você mora ou trabalha em um lugar muito espaçoso ou se o seu roteador não oferece um bom alcance, é bem provável que o sinal de rede sem fio não chegue a todos os ambientes. Quando há problemas de levar o sinal da internet para toda a casa ou escritório, a solução ideal é utilizar um repetidor de Wi-Fi.
Prático e compacto, este dispositivo ajuda quem precisa de uma conexão com mais alcance, ampliando sua área de cobertura para locais onde o sinal é fraco. Esse dispositivo é portátil e, uma vez configurado, pode ser facilmente instalado e utilizado ao ligá-lo à tomada, e em qualquer ambiente.

Orientações para uma boa utilização do aparelho

Mesmo utilizando um bom roteador e um repetidor de Wi-Fi, é preciso ter cuidado com fatores que influenciam na qualidade da propagação do sinal. O primeiro é instalar o aparelho num local onde o sinal do roteador chegue corretamente para que seu alcance possa ser ampliado – vale lembrar que ele só repete o sinal já existente.
Também deve-se ter atenção com a presença de barreiras físicas, como por exemplo, paredes, portas e armários e com a interferência causada por outros aparelhos que operam na mesma frequência do repetidor de Wi-Fi, como telefones sem fio e fornos de micro-ondas. Instalá-lo em tomadas mais altas ajuda a ter uma cobertura ainda maior do sinal.
No artigo Repetidor Wi-Fi: dicas de como usar você encontra mais informações para melhorar a performance do dispositivo.

Dúvidas sobre o repetidor de sinal Wi-Fi

Os repetidores funcionam com qualquer tipo de roteador?

Sim, os dispositivos podem ser de marcas diferentes, pois ambos trabalham com transmissão e recebimento de sinais. No entanto, apenas em casos em que é preciso ter acesso a configurações específicas do fabricante para conseguir um desempenho mais eficiente é recomendável comprar os aparelhos da mesma marca.

Devo comprar um novo roteador ou um repetidor de sinal?

Se você quer melhorar seu tráfego na rede, a melhor decisão é adquirir um roteador com uma tecnologia melhor, como a AC. Já se a intenção é ampliar o sinal para áreas afastadas do roteador, por exemplo em um cômodo mais escondido da casa como um quarto ou até área externa, recorra ao repetidor. Apesar de muitos roteadores terem muitas antenas, isso não significa que sua emissão será maior. Portanto, para melhorar a propagação, invista no repetidor Wi-Fi.

Benefícios

Como vimos, há algumas boas vantagens ao usar um repetidor. Entre elas, podemos destacar:
  • Ampliar o sinal do roteador e levá-lo para mais locais da casa ou escritório onde o sinal é fraco;
  • Contar com a função de roteador principal para pequenos ambientes;
  • Ter velocidade suficiente (em torno de 300 Mbps) para navegar e assistir a vídeos sem interrupções;
  • Poder transportar e instalar onde desejar, já que o aparelho é leve e compacto;
  • Ter um receptor wireless para a smart TV.
Neste vídeo, mostramos das funcionalidades dos modelos de repetidores da Intelbras. E no artigo Soluções simples e práticas para criar uma rede Wi-Fi é possível aprender mais sobre redes e conexões wireless. Se tiver dúvidas ou quiser conhecer outros produtos, deixe seu comentário ou entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é cloud computing?

Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo! A tecnologia e as  inovações digitais  trouxeram uma série de novas expressõ...